Agricultura familiar realiza um grande trabalho em Eunápolis

A agricultura familiar no município de Eunápolis é de suma importância para assegurar a segurança alimentar e nutricional da população. Vale lembrar, que a agricultura Familiar é responsável por 70% dos alimentos consumidos nem todo país.

Cabe ainda destacar a sustentabilidade da produção e manejo dos alimentos pela agricultura familiar, que respeita a biodiversidade e os recursos naturais, é livre do uso de agrotóxicos e disponibiliza uma produção mais diversificada e de maior qualidade. E ainda promove o fortalecimento das comunidades ao formar teias solidarias e agroecológicas de produção, que garantem o abastecimento dos mercados locais, além de distribuir renda dentro do próprio segmento.

“O fortalecimento da agricultura familiar e sua inserção nos mercados têm forte relação com a instituição e efetivação de políticas públicas inclusivas feita pela prefeitura de Eunápolis, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que incentivaram a produção e a comercialização e valorizaram o agricultor familiar, ao proporcionar o aumento da renda familiar. No ano de 2021 a prefeitura de Eunápolis através da secretaria de agricultura, realizou a distribuição de 22 mil toneladas de alimentos, neste ano queremos triplicar a quantidade”, disse a Secretária de agricultura.

você pode gostar também