Governo Federal reconhece situação de emergência no município de Guaratinga

As fortes chuvas provocadas por um ciclone extratropical e que deixou um rastro de destruição na Bahia, sensibilizou o Governo Federal que reconheceu o estado de emergência de diversas localidades, entre elas o município de Guaratinga, localizado no extremo sul do Estado.

Por conta do senso de urgência em socorrer os milhares de desabrigados foi publicada nesta sexta-feira (10), uma edição extra do Diário Oficial da União onde reconhece, através do Ministério do Desenvolvimento Regional.

Segundo a publicação, o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, reconheceu a situação de emergência em decorrência do grande volume de chuvas, segundo o decreto do Governador Rui Costa.

Vale destacar que graças ao empenho da prefeita de Guaratinga, Marlene Dantas (DEM-BA), conseguiu uma aeronave para realizar o resgate de gestantes que ficaram ilhadas, principalmente em localidades da zona rural do município.

A chefe do executivo municipal mobilizou várias secretarias e montou um comitê de crise para fazer um mapeamento dos locais e a quantidade de famílias atingidas pelas chuvas e que estão desabrigadas. “Não vamos medir esforços para solucionar os problemas gerados pelas fortes chuvas que atingiram nosso município nos últimos dias”, disse Marlene Dantas.

A Prefeitura Municipal de Guaratinga montou pontos de apoio para atender aos desabrigados.

Confira os locais de atendimento:

Guaratinga – Escola Municipal Renascer 2

Buranhém – Escola Municipal Wilson Nunes

São João do Sul – Escola Municipal João Alves

você pode gostar também