Prefeitura de Guaratinga decreta situação de emergência por causa de estragos causados pelas fortes chuvas

A prefeitura de Guaratinga, município localizado na região sul da Bahia, decretou situação de emergência nas áreas urbana e rural, por causa dos estragos causados pelas fortes chuvas que caíram em toda região. O decreto foi publicado na edição de quarta-feira (9), no Diário Oficial do Município.

Devido ao enorme volume de água que atingiu Guaratinga, provocando, inundações, enxurradas e alagamentos, a prefeita Marlene Dantas (DEM) foi pessoalmente visitar moradores desabrigados para dar total apoio, tendo em vista os danos materiais em residências, comércios, vias públicas, equipamentos públicos diversos, bem como ao meio ambiente.

O decreto estabelece uma série de medidas para atender aos desabrigados, como a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a direção da Defesa Civil em conjunto com a Comissão Municipal de Proteção e Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução / desobstrução.

Está autorizado a convocação de voluntários para ajudar no apoio às vítimas que perderam tudo que tinham, além da realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre, sob a direção da Defesa Civil.

Segundo informações, cerca de 10 pontes da zona rural foram destruídas pelas chuvas e dezenas de pessoas desagregadas estão sendo atendidas na Escola Municipal Renascer.

você pode gostar também