Dia Mundial de Limpeza marcado por mutirão nas praias de Porto Seguro

O Dia Mundial da Limpeza foi celebrado com importante ação de limpeza nas praias da Orla Norte e do Sul de Porto Seguro, fruto do empenho da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a ONG Plogging, Delegacia da Capitania dos Portos da Marinha do Brasil em Porto Seguro e comunidade.

O secretário de Meio Ambiente, acompanhado do CMDT da Capitania dos Portos/Marinha do Brasil – em Porto Seguro, Bruno Faria; vereador, Vinícius Parracho; secretários municipais, servidores públicos, representantes da Plogging e voluntários, deu start ao mutirão iniciando pela Boca da Barra, seguindo pela praia de Itacimirim, Mundaí, Taperapuan e Ponta Grande. Simultaneamente, equipes municipais realizaram a limpeza em Arraial d’Ajuda e no Mutá.

Foram toneladas de lixo recolhidas, tais como sacolas de plástico, copos descartáveis, embalagens vazias, garrafas de vidro, chinelos de borracha, entre outros produtos poluentes, como a coleta de microlixo, como bitucas de cigarro, nas areias das praias. O objetivo é evitar futuros impactos ambientais na vida marinha, preservação das aves que sobrevoam o mar para pescar e balneabilidade da água.

“Esse material se não fosse descartado nas lixeiras ou recolhido iria da areia para o oceano, portanto, além do mutirão, a ação de limpeza e conscientização ambiental é contínua com diversas frentes de trabalho junto à comunidade, incentivando coleta seletiva, descarte adequado e comprometimento com o Meio Ambiente, enfatiza, o secretário da pasta municipal de Meio Ambiente, Jânio Junior, informando que os voluntários também podem participar da campanha de separação de resíduos, dentro de sua própria casa e fazer o descarte ecologicamente correto nos Ecopontos e Drive-Thru.

você pode gostar também