Bahia atinge 2 milhões de vacinados contra a Covid-19

A Bahia atingiu, nesta quinta-feira (15), a marca de 2 milhões de vacinados com a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Com 13% da população imunizada com a primeira dose, o estado é um dos mais avançados no processo no Brasil.

“É mais uma vitória a ser celebrada. O número de 2.000.049 baianos vacinados representa uma esperança para a sociedade”, afirmou o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas.

O gestor, porém, destaca que o ritmo ainda é insuficiente, e que as interrupções na imunização são “constrangedoras”. “Esperamos que o Ministério da Saúde possa, ao longo dos próximos dias e semanas, voltar a regularizar e aumentar a quantidade de vacinas enviadas. Porque essa vacinação gota a gota tem sido constrangedora para todos nós. Temos que interromper a vacinação frequentemente, pela absoluta falta do envio de vacinas por parte do ministério”, criticou.

Vale lembrar que, para acelerar a vacinação no estado, o governador Rui Costa adquiriu 9,7 milhões de doses da vacina Sputnik V, produzida na Rússia, que aguarda autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para importação.

“Quero também fazer um apelo para que a Anvisa seja mais célere, mais alinhada com a necessidade do povo brasileiro, e emita o mais rápido possível a autorização emergencial para que possamos importar a vacina Sputnik V que o governador Rui Costa conquistou junto aos russos”, pediu Vilas-Boas.

você pode gostar também