Encontro marca participação da mulher na pré-candidatura de Neto Carletto

Um encontro proposto pela empresária Mariza Carletto teve como mote socializar algumas informações e reflexões referentes à temática ‘mulher e poder’, além de difundir as experiências de algumas mulheres em suas carreiras; sensibilizar e articular as participantes para maior atuação política; subsidiar para os cuidados com saúde preventiva e o combate à violência física ou psicológica.

O evento, bastante concorrido, aconteceu na noite desta segunda-feira (24 de agosto) no foyer da empresa Brasmoto, na Avenida Castro Alves, que fica no Centro de Eunápolis, com todos os participantes utilizando máscaras, observando o distanciamento das pessoas e obedecendo aos protocolos de saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS), como forma de proteção aos presentes.

A presença de homens foi avaliada como aspecto bastante positivo e solidário ao encontro.

Com o lema: “Mulheres, Presente!” muitas falaram como devem participar na proposição de políticas públicas que visam contribuir para a melhoria desses cenários. Como exemplo, foi mencionada a criação das Delegacias Especiais de Atendimento a Mulher em várias cidades do Brasil, desde que foi aprovada a Lei Maria da Penha.

SUPERAÇÃO

Numa conversa rica sobre superação, a agente comunitária de saúde, Marilene José de Brito, de 50 anos, falou como venceu um câncer de mama e emocionou muitas mulheres com seu exemplo de vida. Ela alertou para a prevenção e o tratamento preventivo da doença e elogiou a iniciativa de reunir as mulheres.

“Trata-se de reunião importante, porque veio trazer informações sobre a saúde da mulher e também dizer que mulher pode tudo, tem seus direitos garantidos em lei, e que os exames estão disponíveis, apesar de que, algumas vezes encontramos dificuldades”. E concluiu: “Eu saio daqui muito feliz hoje, por ter passado essas informações para essas mulheres aqui presentes”.

Do mesmo modo, a professora Zenália Ribeiro da Silva se disse entusiasmada com o pré-candidato a prefeito que já surge com proposta de dar voz a mulheres. “Se formos analisar em números, as mulheres estão em maioria em relação aos homens, no entanto, existem mais espaços ocupados por homens do que por mulheres, assim, parabenizo este espaço de igualdade porque ele vem dar visibilidade às mulheres e para isso eu bato palmas”. Assinalou.

INOVADOR

O encontro contou com a participação de diversas profissionais. Em exposição dos objetivos, a empresária Mariza Carletto, ela própria um exemplo de empoderamento feminino em Eunápolis, na condução de grandes empresas revendedoras de veículos, falou dos esforços para juntar o grupo e, humildemente, disse que esse movimento tem muito ainda a crescer, embora seja inovador.

“É inédito, é grandioso, vai fazer a diferença na vida das mulheres porque vai promover troca de informações, de emoções e experiências. Vamos trazer profissionais de diversas áreas e queremos mostrar a importância do papel feminino dentro da sociedade. Com este projeto “Mulheres, Presente!”, vamos formar uma grande frente, para demonstrar que a qualidade de vida das pessoas pode melhorar através de mais cidadania”. Concluiu.

Neto Carletto, pré-candidato a prefeito de Eunápolis, assim como diversas outras lideranças masculinas, vereadores e pré-candidatos também foram prestigiar o evento. Muito aplaudido pelos presentes, ele avisou que deseja ingressar na vida pública por meio de ações que possam influir na quantidade e na qualidade da participação das mulheres na disputa e na prática política.

“Esses esforços contribuem para a construção de novas posturas nos partidos políticos e no eleitorado. De forma ainda pequena, mas visível, aumenta a presença das mulheres no Judiciário bem como no acesso a cargos de chefia no serviço público como em grandes empresas nacionais e multinacionais. Eu estou muito contente que este primeiro passo, na minha cidade, tenha a assinatura do nosso projeto político que é amplo e para todas e todos”.

você pode gostar também