Médicos explicam por que covid-19 causa perda excessiva de peso

Pacientes que enfrentaram o coronavírus têm apresentado moderadas ou drásticas perdas de peso durante o tratamento da doença. Foi o caso do enfermeiro norte-americano Mike Schultz, de 43 anos, que perdeu 22 kg após ficar internado. Segundo Raquel Muarrek, infectologista da Rede D’Or, vítimas de quadros infecciosos apresentam uma perda de massa corporal média de 10%. Isso acontece devido ao gasto metabólico para combater a doença no organismo.

“Em toda infecção você tem uma perda de apetite que pode ser acentuada pelo uso de antibiótico”, explica a infectologista.

O gastrocirurgião e endoscopista Eduardo Grecco reforça que, em casos moderados, o aumento do gasto metabólico e alterações no apetite por conta da perda de olfato estão dentro do esperado. No entanto, são os casos graves, como o do norte-americano, que começam a apresentar problemas de desnutrição, a ponto de o paciente precisar de uma alimentação via sonda enteral. É aí que acontecem os processos de emagrecimento mais significativos.

Ataque ao sistema digestivo

Grecco também aponta que muitos dos pacientes relatam início de sintomas como diarreia e náusea: “Isso acontece porque o vírus pode atacar estômago e intestino”, explica o endoscopista. “O coronavírus chega ao organismo por meio de uma enzima chamada aECA2, muito presente no sistema digestivo.”

você pode gostar também